Resenha GEEK LOVE : O Fabuloso Circo Binewski


“Somos seres únicos e a verdadeira magia está na diferença.”

Geek Love

O Fabuloso Circo Binewski

Katherine Dunn

ISBN-13: 9788594540447
ISBN-10: 8594540442
Ano: 2018 / Páginas: 419
Idioma: português 
Editora: DarkSide Books

Sinopse: Geek Love conta a história da família Binewski. Sempre unidos, quase carne e osso, eles viajam pelos Estados Unidos fazendo apresentações para o público com seu show itinerante. Freakshow itinerante, alguns diriam. Isso porque os Binewski decidiram gerar suas próprias aberrações, tomando substâncias tóxicas e radioativas para dar luz à crianças “fora do normal”. Arturo tem nadadeiras no lugar dos membros, Chick é dotado de poderes telecinéticos, Elly e Iphy são gêmeas siamesas e Oly é uma anã albina e corcunda, . Junte esse circo dos horrores com a prosa audaciosa e tocante de Katherine Dunn e pronto. Você tem em mãos um verdadeiro marco da cultura pop, inédito no Brasil, que a DarkSide Books lança em capa dura em uma edição que merece um espetáculo próprio. Lançado originalmente em 1989, Geek Love é um dos livros favoritos de Neil Gaiman. E também de Flea, Kurt Cobain e Terry Gilliam (Os Doze Macacos, Monty Python). Além disso, o romance que narra a história da família de aberrações foi o fenômeno literário que inspirou a edição original do Lollapalooza e a série American Horror Story. E não é para menos: romance mais importante de Katherine Dunn, Geek Love não tem pudores ao questionar o que é belo e feio, bizarro e normal e sagrado e obsceno. Aqui, a autora resgata o significado original da palavra geek: um artista de circo ou de festival, apresentado como feroz ou psicótico, que arrancava a dentadas a cabeça de galinhas vivas. Conforme vamos acompanhando as desventuras dos Binewski pelas estradas do país, inspirando uma devoção fanática que incita a rivalidade entre irmãos e leva todos ao extremo, nos envolvemos com a história e sua montanha-russa de emoções. Ambição e amor, pertencimento e preconceito: os eternos conflitos familiares ganham novas dimensões com os personagens inesquecíveis desse clássico moderno, que mostra o que é possível na literatura — e como ela pode ser poderosa. Cheio de nuances, imaginativo e trágico, Geek Love é o filme que Tim Burton não lançou. Todos nós temos nosso lado freakshow. Não deixe o circo passar.


Ser diferente pode ser um verdadeiro pesadelo. Ter uma aparência estranha então…

Mas será que isso é mesmo um problema?

Geek Love nos traz questões sobre o que é certo ou errado, bonito ou feio, profano, sujo, ilícito… Geek Love veio virar todos os conceitos, afinal, aqui ser diferente é o que importa.

Quando o Fabuloso Circo Binewski começa a falir por falta de atrações a família decide que é hora de virar o jogo e fazer algo impensável, criar seus próprios monstros. 

“Eu tinha acabado de perceber, de um jeito claro e completo, sem precisar refletir nisso.” Ele perceberá que filhos poderiam ser projetados. “E pensei comigo: esse seria um jardim de rosas digno do interesse de um homem!”

 Mas até que ponto pais normais iriam?

Cristal Lil e Al não tem nada de normais, pois foram capazes de tomar remédios, drogas, e todo tipo de substâncias tóxicas e radioativas que conseguiram encontrar para que seus filhos se tornassem verdadeiras aberrações! 
Foi assim que surgiram Arty o menino que tem nadadeiras no lugar dos membros, Oly a anã albina, Elly e Iphy as gêmeas siamesas e Chuck o garoto quase normal que tem poderes telecinéticos. Os verdadeiros artistas de circo que foram criados para conquistar e chocar multidões.

Mas tanta bizarrice assim cabe num circo só? 
Os conflitos são frequentes e a forma como a autora trabalhou isso mostra a forma excêntrica com que essa família linda com tudo.

Ver a forma com que os personagens evoluíram, suas personalidades tão diferentes e chocantes é incrível. A manipulação, a força, a fome por poder e principalmente, a falta de escrúpulos com que eles agem é irreal mas ao mesmo tempo, no íntimo nos vemos em alguns momentos pensando como eles.

Narrado por Oly bem mais velha, o livro intercala entre a vida no Circo Binewski e o presente de Oly convivendo com sua mãe que não a reconhece e com sua filha, que não tem a mínima noção de que tem uma família, já que cresceu num orfanato. 

“As pessoas conversam comigo com facilidade. Acham que uma anã corcunda, albina e careca não pode esconder nada. O que tenho de pior já está à vista. Por isso as pessoas precisam falar sobre elas mesmas. Começam por simples cortesia. Ser visível, simplesmente, é minha maior confissão, por isso elas tentam me deixar à vontade revelando sua igualdade, trazendo à tona suas deformidades menos aparentes.”

 Vamos descobrindo até que ponto a família Binewski consegue aguentar, a que ponto Arty vai manipular a todos, principalmente com seu culto Arturismo e as mutilações. 

"Tenho vislumbres do horror da normalidade. Cada um desses inocentes na rua é tragado por um terror da própria natureza ordinária. Fariam qualquer coisa para ser únicos – Arturo Binewski"

Até onde as gêmeas irão para sobreviver…
E até onde Oly irá para proteger sua filha do mundo, já que ela nasceu com uma calda e acabou de receber uma proposta para retirá-la…

É nesse livro que você encontra tudo de melhor no mundo dos horrores! Uma leitura que vai te deixar de cabelo em pé.
Mórbido, chocante e viciante!

Esse foi um dos melhores livros que já li. Sou apaixonada pelo mundo Geek, mas nem sequer imaginava que algo assim poderia estar gravado em páginas tão encantadoras. Além de uma edição magnífica da Editora Darkside, o livro é uma verdade obra de arte dark. Me faltam palavras para descrever essa leitura! 

" (...)uma deficiência é, na verdade, um enorme dom."

 Venha se aventurar pelo mundo Geek e descobrir os desejos mais mórbidos dessa família.
Seus medos, seus desejos…
Principalmente os mais bizarros e profanos… 

🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪 

Agora me conta, já leu Geek Love?
Tem vontade de ler?

Beijinhos meus lindos!
🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪🎪

Nenhum comentário:

Postar um comentário