Resenha Psicose


Psicose

Robert Bloch

ISBN-13: 9788566636109
ISBN-10: 8566636104
Ano: 2013 / Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: DarkSide Books

Sinopse: Edição em capa dura e exclusivo caderno de fotos com imagens do clássico de Hitchcock.
Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas.
O livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964. São, portanto, quase 50 anos sem uma edição no país, sem que a maioria das novas gerações pudesse ler a obra original que Hitchcock adaptou para o cinema em 1960. A DarkSide orgulhosamente tem o prazer de reparar este lapso, em julho de 2013, com o lançamento de Psicose em versões brochura (classic edition) e capa dura, limited edition que incluirá um caderno especial com imagens do clássico de Hitchcock.
Uma história curiosa envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra.
Em Psicose, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, junto com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop.
Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério / Terror



 Até que ponto a mente humana é capaz de criar sua própria realidade?

Psicose nos conta a história de Norman Bates, em seus 40 anos e a frente do hotel de sua mãe, Norma Bates, numa cidade rural isolada de tudo.

 “Norman não se incomodava: ele vivera naquela casa todos os seus quarenta anos de vida, e era agradável e tranquilizador estar cercado de objetos familiares. Aqui tudo era metódico e organizado; só lá fora as coisas mudavam. E a maior parte dessas mudanças trazia uma ameaça em potencial.” 

Um homem estranho, cheio de manias e que depende muito de sua mãe. Mas que precisa manter uma fachada de homem forte e que sabe o que faz, já que todos acreditam que sua mãe está morta. Mas estaria mesmo?

Quando uma jovem resolve se hospedar no Hotel Bates, Norman revela um lado obscuro e psicopata ao espia-lá pelo buraco da parede e ter desejos impuros em relação a ela. Mas sua mãe está lá para protegê-lo dessa vadia e de todas as outras.

Uma criação rígida e doentia causou muitos danos a Norman, e agora adulto, ele luta contra transtornos, dependências e uma tendência assassina que corre em suas veias.

Mas uma mãe fanática seria a única razão?

Norman construiu um altar para venerar sua mãe e o trauma que carrega é tamanho que não aceita a morte dela e a carrega consigo, fundida em si. Como uma dupla personalidade capaz de assumir o controle em momentos de extrema urgência.

Assim ele se torna um psicopata frio e doente que julga suas vítimas de forma distorcida como se fosse sua mãe a tomar o controle.

“Todos nós somos um pouco loucos de vez em quando.” 

Na leitura realmente entramos na mente do Norman e isso é muito empolgante pois vemos o quão distorcida é sua realidade.

Uma leitura incrível e perturbadora. Viciante e repleta de questões. 
A Darkside fez uma edição maravilhosa com ilustrações e detalhes incríveis.

Impossível não se apaixonar.


Agora me diz, você já leu? Ficou curioso?

Me conta aqui nos comentários!☺️

3 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa, parabéns Paty!
    Sua resenha me deixou curiosa para saber o desfecho dessa história rsrsrs.
    A Darkside sempre arrasa nas edições, conseguimos ver o carinho e respeito que ele tem pelos leitores.
    Ainda não li esse livro, está na minha lista dos livros que pretendo comprar e ler da editora Darkside.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura é bem intensa e gostosa. A Darkside realmente arrasa nos livros.

      Excluir


  2. If you love Jewelry as much as us at PANDORA Mall of America, then you should definitely consider following some of the following Sexy Swimwear blogs and bloggers on Instagram or Twitter, or through their respective RSS feeds. From fine Brazilian Hair and Hermes handbags to fun and funky trends, these jewelry blogs offer a little something for every taste.



    ResponderExcluir