Resenha Extemporâneo


Extemporâneo

Alexey Dodsworth

ISBN-13: 9788593158025
ISBN-10: 8593158021
Ano: 2017 / Páginas: 232
Idioma: português
Editora: Presságio

Sinopse: O que você faria se nunca soubesse como, onde ou quando vai acordar? E se, cada vez que adormecesse, você se tornasse uma pessoa completamente diferente? “Todos os dias, você acorda e ao menos uma certeza serve de alento diante das inseguranças da vida: você tem um passado. […] E se eu insistir que tudo isso é mentira?”
Em Extemporâneo, somos conduzidos pelos diários fantásticos de uma personagem em eterna mutação que tem, na escrita, sua única chance de tentar se encontrar em meio às múltiplas realidades para as quais desperta, dia após dia. Entre um Brasil nazista paralelo, uma idílica Itália revisitada e uma Irlanda que pode não ser bem a que conhecemos, aventure–se pelas vidas de alguém que habita muitos corpos e busca a saída — ou ao menos um sentido — para o ciclo eterno de renascimento e de esquecimento ao qual parece estar condenado. Ou seria condenada?
Extemporâneo nos conduz pelo desafio de descobrir o que há de permanente no caos de um cotidiano em que ficção e realidade não são opostas. E cuidado ao acordar, pois, como diz nosso guia–autor: “o que acontece comigo também acontece com você. A diferença é que você não lembra.”
Fantasia / Ficção científica





"Não vou começar dizendo "era uma vez", eu não tenho esse direito. No meu caso, é sempre a mesma droga de vez." 

E se você acordasse num corpo diferente a cada dia? Sempre a mesma data mas nunca o mesmo corpo, como seria? 

"Todos os dias, você acorda e ao menos uma certeza serve de alento diante das inseguranças da vida: você tem um passado. (...) E se eu insistir que tudo isso é mentira?" 

Em Extemporâneo, vamos viajar pelos relatos de um personagem em constante mudança. Não apenas psicológica, mas fisicamente também. Entre um Brasil nazista, uma idílica Itália e mundos diferentes do que conhecemos hoje, vamos mergulhar na aventura (ou tortura) de vivenciar várias vidas, sem saber qual será a próxima. 

"Todos os dias eu acordo e é sempre o mesmo dia mas, ao mesmo tempo, nunca é o mesmo dia.(...) Estou preso no dia 14 de janeiro de 2015." 

Mas sempre em corpos diferentes, seja homem, mulher, criança, adulto... 

"Eu voltei travesti. Transexual. Sei lá como se chama isso. Puta que pariu! Caralho. "Sexo a gente só tem dois". Pois bem, paguei a língua." 

Um relato empolgante que prende de início a fim. Uma leitura encantadora e diferente de tudo o que já li. Foi uma experiência única.
Confesso que não esperava um livro dessa magnitude quando o recebi da editora Presságio, mas já no início da leitura pude perceber que esse livro é uma das melhores leituras que fiz esse ano.
Recomendo e muito essa leitura. Até agora é meu preferido da Editora Presságio. 

"As palavras funcionam como o novelo de linha daquela figura mitológica, a tal Ariadne, demarcando a passagem de Teseu pelo labirinto do Minotauro. Permitindo que o herói não se perca e possa retornar para os braços de sua amada. Não que eu tenha qualquer esperança de escapar do meu próprio inexplicável labirinto, mas eu queria, pelo menos, poder saber por onde andei. E, quem sabe um dia, voltar para mim mesma." 

Venha desvendar os segredos dessa trama que promete te prender mais a cada página!

E lembre-se, nem tudo é o que parece.

Agora me conta, já leram? O que achou?
E qual sua leitura atual?

Beijinhos amores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário