Resenha It a Coisa


It: A Coisa

Stephen King

ISBN-13: 9788560280940
ISBN-10: 8560280944
Ano: 2014 / Páginas: 1103
Idioma: português
Editora: Suma de Letras

Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.
Suspense e Mistério / Terror / Literatura Estrangeira / Aventura / Fantasia / Ficção / Horror





"Eles flutuam- rosnou a coisa-, eles flutuam, Georgie, e quando você estiver aqui embaixo comigo, também vai flutuar…" 
O que dizer desse livro que causa medo, revolta, asco, mas também causa amor e fascinação em todos os leitores?

It, a Coisa dispensa apresentação, pois quem nunca ouviu falar na obra prima do mestre Stephen King?

Não sei se vou conseguir resumir em uma resenha tudo o que essa leitura me causou, é um livro que me deixou sem palavras!

Uma história que me prendeu e que mesmo sabendo inúmeros spoilers ( impossível não levar alguns de It) me deixou de queixo caído em várias partes. As descrições de King são totalmente detalhadas, o que as vezes incomoda um pouco, mas que na maioria é o grande diferencial para um enredo incrivelmente interligado e perfeito.

Desde o início somos apresentados aos monstros de Derry, não somente aquele dos esgotos, mas as pessoas que fingem não ver o que está acontecendo. O ser humano pode ser o pior vilão de todos. E em toda história, precisamos dos mocinhos também, no caso, o Clube dos Otários.
“Estamos sendo levados para alguma coisa. Sendo escolhidos.” 
Escolhidos um a um por algo maior que eles, maior que Derry, talvez maior do que tudo.

Sete crianças que vão nos mostrar o poder da amizade, do amor, da imaginação! Bill, Richie, Ben, Eddie, Stan, Mike e Berverly vão conhecer o pior pesadelo e terão de enfrenta-lo.
"Afinal, há mais nesta história do que seis garotos e uma garota, nenhum deles feliz, nenhum deles aceito pelos colegas, que tropeçaram em um pesadelo durante um verão quente." 
Mas será que sete crianças vão conseguir deter a Coisa?


King intercala a história entre o passado, quando as crianças descem aos esgotos para enfrentar a Coisa, e o presente, onde Os Otários já adultos precisam voltar para terminar o que começaram.


It a Coisa não é um livro de terror, mas um suspense psicológico rodeado de ensinamentos e terrores. Os medos mais profundos e primários nos são revelados e praticamente jogados na nossa cara.


Uma leitura densa, tensa, provocante e emblemática.


"Derry era fria, de que Derry era dura, de que Derry estava cagando se qualquer um deles vivia ou morria, e muito menos se eles triunfariam sobre Pennywise, o Palhaço. O povo de Derry vivia com Pennywise em todos os seus disfarces havia muito tempo… e talvez, de alguma forma louca, tivesse até passado a compreendê-lo. A gostar dele, precisar dele. Amá-lo? Talvez. Sim, talvez isso também."
Com um final surpreendente e totalmente a cara do King, It vai assombrar você.
Confesso que não fiquei chocada com o final, pois há cenas bem mais pesadas no meio que já estavam me preparando, mas não significa que eu aprove. Mas King é King né 😂

E vocês, já leram?

Vem aqui me contar!

"Vem Flutuar comigo!"

Você flutuaria comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário