Resenha A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões

Louise O'Neill

ISBN-13: 9788594541574
ISBN-10: 8594541570
Ano: 2019 / Páginas: 224
Idioma: português
Editora: DarkSide Books

Sinopse: TUDO PARECIA CALMO E COMUM NA SUPERFÍCIE... MAS NO FUNDO ERA O INICIO DE UMA REVOLUÇÃO!
Esqueça as histórias sobre sereias que você conhece. Esta é uma história diferente — e necessária. E tudo começa no fundo do mar. Com uma garota chamada Gaia, que sonha em ser livre de seu pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe desaparecida.
Em seu aniversário de quinze anos, quando finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade? E será que vale a pena?
A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões chega para trazer um pouco mais de contos de fadas para a linha DarkLove, da DarkSide® Books. Mas não do jeito que você espera; aqui, a história original de Hans Christian Andersen — e também suas versões coloridas e afáveis em desenhos animados — é reimaginada através de lentes feministas e ambientada em um mundo aquático em que mulheres são silenciadas diariamente — um mundo que não difere tanto assim da sociedade em que vivemos.
No reino de ilusões comandado pelo Rei dos Mares, as sereias não recebem educação, não têm direito de fala, devem se encaixar em um padrão de beleza impossível e sempre sorrir. É neste cenário que a autora irlandesa Louise O’Neill apresenta uma história sobre empoderamento e força feminina. Com narrativa e olhar afiados, a autora ainda desenvolve aspectos do conto original que passaram batido, como o relacionamento de Gaia com as irmãs e as camadas complexas da Bruxa do Mar.
A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, que chega ao mundo acima da superfície da água com o padrão de qualidade que virou marca registrada da DarkSide® Books, mostra como, em um reino comandado pelo patriarcado, ter uma voz é arriscado. Mas também como querer usá-la é uma atitude extremamente poderosa e valiosa. Ainda mais em tempos tão sombrios.
Fantasia / Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira





"𝑬𝒍𝒂 𝒄𝒂𝒓𝒓𝒆𝒈𝒂𝒗𝒂 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒄𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂𝒔, 𝒑𝒐𝒔𝒔𝒖𝒊𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒆𝒋𝒐𝒔 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒑𝒆𝒄𝒖𝒍𝒊𝒂𝒓𝒆𝒔. 𝑬𝒍𝒂 𝒒𝒖𝒆𝒓𝒊𝒂 𝒇𝒖𝒈𝒊𝒓, 𝒆𝒏𝒕𝒂𝒐 𝒐𝒍𝒉𝒐𝒖 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒄𝒊𝒎𝒂 𝒕𝒂𝒎𝒃𝒆𝒎. 𝑬 𝒇𝒐𝒊 𝒑𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂 𝒑𝒐𝒓 𝒊𝒔𝒔𝒐." 

Num mundo regido pelos homens, as mulheres só servem para obedecer. Sem voz, sem vez. 

"𝑽𝒐𝒄𝒆𝒔 𝒔𝒐 𝒔𝒆𝒓𝒗𝒆𝒎 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐𝒔𝒕𝒆𝒏𝒕𝒂𝒓 𝒖𝒎 𝒓𝒐𝒔𝒕𝒊𝒏𝒉𝒐 𝒃𝒐𝒏𝒊𝒕𝒐, 𝒒𝒖𝒆𝒓𝒆𝒎 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒂𝒈𝒂𝒓 𝒊𝒔𝒔𝒐 𝒕𝒂𝒎𝒃𝒆𝒎?" 

Em A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, vemos como ser mulher pode ser perigoso. Mesmo sendo filha do Rei dos Mares, Gaia se vê oprimida por todo e qualquer homem, pois as Sereias foram feitas para serem belas e caladas.




O que era para ser a releitura de A Pequena Sereia de Hans Christian Andersen, transformou-se em uma história mórbida e encantadora.




Tratada como nada, oprimida por ser mulher e sem saber o que realmente aconteceu com sua mãe, ela está condenada a um casamento arranjado com um velho que poderia ser seu avô.

Mas nem tudo pode ser controlado. Seu desejo por algo mais está cada vez maior e no seu 15° aniversário, ela finalmente pode ir até a superfície para descobrir o que há de tão incrível que possa ter conquistado sua mãe a ponto de abandonar toda a sua família.




E nessa expedição ela conhece um rapaz que pode mudar toda a sua vida. 

“𝑬 𝒑𝒐𝒓 𝒒𝒖𝒆 𝒏𝒂𝒐? – 𝒑𝒆𝒓𝒈𝒖𝒏𝒕𝒂 𝒆𝒍𝒂, 𝒔𝒖𝒂 𝒍𝒊𝒏𝒈𝒖𝒂 𝒂𝒃𝒂𝒏𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒐𝒔 𝒅𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔. – 𝑷𝒐𝒓 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒖 𝒅𝒆𝒗𝒆𝒓𝒊𝒂 𝒑𝒐𝒖𝒑𝒂𝒓 𝒆𝒔𝒕𝒆 𝒉𝒐𝒎𝒆𝒎? – 𝑬𝒖… – 𝑵𝒂𝒐 𝒔𝒆𝒋𝒂 𝒕𝒐𝒍𝒂, 𝒑𝒆𝒒𝒖𝒆𝒏𝒂 𝒔𝒆𝒓𝒆𝒊𝒂 – 𝒎𝒖𝒓𝒎𝒖𝒓𝒂 𝒆𝒍𝒂. – 𝑶𝒔 𝒉𝒐𝒎𝒆𝒏𝒔 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒐𝒔 𝒏𝒂𝒐 𝒍𝒉𝒆 𝒕𝒓𝒂𝒓𝒂𝒐 𝒏𝒂𝒅𝒂 𝒂𝒍𝒆𝒎 𝒅𝒆 𝒅𝒐𝒓.” 

Mas será que Gaia sabe do que precisa abrir mão para poder realizar seus desejos?




O Rei dos Mares jamais deve ser contrariado, seus desejos devem ser atendidos prontamente e seu maior desejo é exibir suas filhas como objetos a serem vendidos.

No reino de ilusões comandado pelo Rei dos Mares, as sereias não recebem educação, não têm direito de fala e devem se encaixar em um padrão de beleza impossível, sem nunca deixar de sorrir.

Num mundo onde o machismo impera, uma sereia terá a chance de ser feliz?

Oprimidas e abusadas, elas pedem socorro enquanto desfilam com suas pérolas a lhe cortar as caudas, os sorrisos tão amplos quanto sua dor.

Uma história de medo, abuso e sacrifícios.

Somente o belo é aceitável. Somente o melhor para os homens e isso inclui mulheres caladas, nem que seja a força.

Mas por quanto tempo uma voz pode ser silenciada?

“𝑻𝑼𝑫𝑶 𝑷𝑨𝑹𝑬𝑪𝑰𝑨 𝑪𝑨𝑳𝑴𝑶 𝑬 𝑪𝑶𝑴𝑼𝑴 𝑵𝑨 𝑺𝑼𝑷𝑬𝑹𝑭𝑰𝑪𝑰𝑬... 𝑴𝑨𝑺 𝑵𝑶 𝑭𝑼𝑵𝑫𝑶 𝑬𝑹𝑨 𝑶 𝑰𝑵𝑰𝑪𝑰𝑶 𝑫𝑬 𝑼𝑴𝑨 𝑹𝑬𝑽𝑶𝑳𝑼𝑪𝑨𝑶!”

Um mundo magicamente construído, sereias, tritões, rusalka e sonhos. Uma verdadeira guerra por poder onde só os homens podem ter voz.

Uma bruxa que luta pelos seus ideais.

Uma sereia em busca do príncipe encantado.

Uma leitura para encantar e chocar.

Uma edição de babar.

Um mundo a ser desvendado, mas não espere um conto de fadas…

O final pode não ser tão feliz...

"𝑫𝒆𝒑𝒐𝒊𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝑩𝒓𝒖𝒙𝒂 𝒅𝒐 𝑴𝒂𝒓 𝒂𝒓𝒓𝒂𝒏𝒄𝒐𝒖 𝒎𝒊𝒏𝒉𝒂 𝒍𝒊𝒏𝒈𝒖𝒂, 𝒕𝒆𝒏𝒕𝒆𝒊 𝒇𝒂𝒍𝒂𝒓, 𝒇𝒊𝒄𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒄𝒂𝒅𝒂 𝒗𝒆𝒛 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒂𝒈𝒊𝒕𝒂𝒅𝒂 𝒅𝒊𝒂𝒏𝒕𝒆 𝒅𝒂 𝒊𝒏𝒖𝒕𝒊𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒆 𝒎𝒊𝒏𝒉𝒂𝒔 𝒕𝒆𝒏𝒕𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂𝒔. 𝑶 𝒒𝒖𝒆 𝒗𝒐𝒄𝒆 𝒇𝒆𝒛 𝒄𝒐𝒎 𝒗𝒐𝒄𝒆 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒂, 𝑮𝒂𝒊𝒂?

___________________________________

Agora me diz, você já leu? Ficou curioso?

Me conta aqui nos comentários o que achou!

Beijinhos amores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário